Foram movimentados diesel e gasolina por navio de cabotagem no TGL 3. Crédito: Divulgação/Santos Brasil
Região Nordeste
Santos Brasil inicia operação de granéis líquidos no Porto do Itaqui
Primeira operação de recebimento de diesel e gasolina por navio de cabotagem aconteceu no TGL 3, arrematado em 2021
A empresa logística Santos Brasil iniciou suas operações com granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA). A movimentação inaugural foi na última sexta-feira (25) e envolveu o recebimento de diesel e gasolina por navio de cabotagem no TGL 3 – o primeiro dos três terminais arrematados pela empresa em 2021 a obter autorização para operar da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
De acordo com Carlos Quintero, diretor de Granéis Líquidos da Santos Brasil, esta primeira descarga é um marco para a companhia, que inicia agora de fato sua atuação no setor de granéis líquidos – que, ao lado de contêineres e logística integrada, é um de seus vetores de crescimento.
“O Porto do Itaqui é um hub de distribuição de derivados de petróleo para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste e tem enorme potencial ligado ao agronegócio. Esperamos capturar o crescimento da demanda dos clientes do porto e aumentar a ocupação dos nossos terminais progressivamente”, disse.
O TGL 3 tem capacidade nominal de 20 mil m³, distribuída em sete tanques para armazenamento de diesel, gasolina, etanol anidro e biodiesel. Possui ainda conexões com os modais marítimo, rodoviário, ferroviário e dutoviário.
É um dos dois brownfields (que já estavam em operação) arrematados no leilão da B3 do ano passado. O outro é o TGL 1, que também deve entrar em operação ainda neste ano, segundo a companhia. Já o terceiro terminal (TGL 2, um greenfield) tem previsão de iniciar as operações até 2026.
Segundo Quintero, as obras para ampliação do TGL3 e TGL1 terão início assim que a ANP emitir a autorização de construção, o que a empresa acredita que aconteça ainda neste ano. Os trabalhos envolvem a implantação de novos tanques, modernização dos sistemas de carregamento, aumento e atualização da automação, novo acesso rodoviário e ampliação das posições de carregamento ferroviário.
Já o projeto do TGL 2 – greenfield inclui a construção de 85 mil m³ de capacidade nominal e de toda a infraestrutura do terminal. Os investimentos nas três unidades devem superar os R$ 600 milhões e vão ampliar a capacidade atual de 54 mil m³ para 201 mil m³.
O prazo de cada arrendamento dos terminais de Itaqui é de 20 anos, com possibilidade de prorrogações sucessivas até o limite de 70 anos.