Para a temporada 2022/2023, estão previstas cerca de 110 atracações de cruzeiros entre os portos de Salvador e Ilhéus. Crédito: Divulgação/Codeba
Região Nordeste
Requalificação do Porto de Ilhéus entre 2020 e 2022 marca novo ciclo de operações
Obras realizadas pela Codeba no período contabilizam R$ 28 milhões
O Porto de Ilhéus (BA) vive um novo momento operacional, após a conclusão de um pacote de obras estruturantes e de manutenção que fazem parte do Projeto de Requalificação do complexo, implantado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), entre 2020 e 2022, num investimento em recursos próprios de R$ 28 milhões.
Entre elas está a dragagem de manutenção, que restabeleceu o calado operacional de 10 metros, ampliando em cerca de 50% a capacidade de movimentação dos navios em operação no porto, que podem chegar a 60 mil toneladas. Foram investidos R$ 15 milhões no serviço realizado ano passado.
Outras obras envolvem a substituição do sistema de drenagem fluvial; a conclusão da etapa de inspeção subaquática para realização futura da obra de embrechamento do cais; e a recuperação do molhe portuário, garantindo condições de abrigo e reforço na segurança das operações.
Até 31 de dezembro, segundo a Codeba, ainda será instalada uma segunda balança rodoviária no porto público, que terá capacidade para atender a pesagem de carretas do tipo bitrem, com intuito de reduzir gargalos em operações. A obra tem investimento de R$ 630 mil.
No fim do mês passado, a Autoridade Portuária inaugurou também o Projeto de Requalificação do Sistema de Iluminação, que atende os requisitos da NR 29 (uma das normas de segurança que regulamenta o setor). A nova iluminação é mais moderna e foi instalada nas vias públicas e na área operacional do porto baiano. Por ser em tecnologia LED, garante ainda economia no consumo de energia elétrica.
A obra contou com R$ 1,4 milhões em investimentos e está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 9 – Indústria, inovação e infraestrutura, da ONU, e às metas do Programa de Gestão Ambiental (PGA) do Porto de Ilhéus.
Em relação à segurança, foi feita a ampliação e o reforço do sistema de vigilância e acesso, com a aquisição de novas câmeras eletrônicas.
NEGÓCIOS
O Porto movimenta granel sólido vegetal, granel sólido mineral e carga geral (madeira e carga de projeto). Para a Codeba, investir em melhorias – em alinhamento com ações de desenvolvimento de negócio – produzem efeitos nas operações comerciais, que já se refletem num volume de carga negociada que dobrou de 2020 para 2021, afirma a gestão.
No quarto trimestre de 2021, também foram retomadas as exportações de madeira bruta para a Europa. Entre outubro de 2021 e fevereiro de 2022, o terminal portuário do sul da Bahia movimentou mais de 91 mil toneladas da commodity para o Porto de Aveiro, em Portugal.
Além da movimentação de grãos, o porto tem despontado no segmento turístico. Com o aumento da segurança na mobilidade de navios, a expectativa para a retomada dos cruzeiros aumenta.
Na temporada de 2018/2019, os Portos de Salvador e Ilhéus registraram o total de 57 navios e cerca de 181 mil passageiros recepcionados. Para a temporada 2022/2023, estão previstas cerca de 110 atracações de cruzeiros entre os portos de Salvador e Ilhéus.