quinta-feira, 28 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Vila do Conde foi escolhido porque, conforme a empresa, é o porto mais próximo da região do Araguaia, onde a exploração é feita. Crédito: Divulgação

Região Norte

Empresa firma dois contratos com o Porto Vila do Conde 

Atualizado em: 15 de dezembro de 2022 às 13:20
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Horizonte Minerals firmou acordos para garantir operações de importação e exportação que envolvem o projeto Araguaia Níquel

A empresa Horizonte Minerals Plc firmou dois contratos portuários de longo prazo com o Porto Vila do Conde, no Pará. Os acordos garantem as operações de importação de matérias-primas e a exportação de ferro-níquel que fazem parte do Projeto Níquel Araguaia, 100% de propriedade da empresa no Brasil. O projeto, em construção, tem previsão de produção para o primeiro trimestre de 2024.

Os contratos foram adjudicados ao Grupo Atlântica Matapi e Santos Brasil Tecon Vila do Conde, que operam no complexo paraense. Os contratos de cinco anos, com opção de prorrogação por mais cinco anos estão, segundo a companhia, alinhados com o custo de viabilidade da Horizonte Minerals.

Vila do Conde foi escolhido porque, conforme a empresa, é o porto mais próximo da região do Araguaia, onde a exploração é feita, além de oferecer serviços de entreposto alfandegado, áreas de desembarque, carga e armazenagem de acordo com as necessidades operacionais. 

Para a Horizonte, garantir o mesmo porto para ambos os contratos, melhora a sinergia das operações por meio do transporte de materiais de consumo e produtos de ferroníquel, permitindo que as viagens de ida e volta tenham carga, maximizando a economia de custos.

O CEO da Horizonte Minerals, Jeremy Martin, explicou que os contratos também trazem condições para acesso a financiamentos. 

“À medida que nos aproximamos de nossa primeira redução de dívida, esses contratos portuários são uma condição fundamental para acessar a linha de crédito, outro exemplo do progresso que estamos fazendo em termos de redução de risco do Projeto. A cada nova parceria que firmamos, damos mais um passo para permitir todo o potencial no Araguaia, e de forma mais ampla em todo o portfólio da Horizonte, para realizarmos nosso objetivo de nos tornarmos um produtor de níquel de baixo custo”.

PROJETO

A Horizonte está desenvolvendo seu Projeto Araguaia Níquel (Araguaia), como a próxima grande mina de ferroníquel do Brasil. 

O Araguaia é um projeto de mineração Classe 1 com um recurso escalável de alto teor, localizado ao sul do Distrito Mineiro de Carajás, no Estado do Pará, norte do Brasil. 

A área possui infraestrutura bem desenvolvida, incluindo estradas, ferrovias e energia hidrelétrica, como resultado da atividade de mineração em Carajás.

O Estudo de Viabilidade, publicado em outubro de 2018, compreende uma operação de níquel laterítico em uma mina a céu aberto, que extrairá o minério a partir de diversas cavas, sendo processado em uma planta industrial de processamento metalúrgico central. 

O processo metalúrgico compreende um forno elétrico rotativo de linha única (RKEF) para extrair o FeNi do minério laterítico. Após um período inicial de ramp-up (escalada), a planta industrial atingirá a capacidade total de aproximadamente 900.000 toneladas de minério seco por ano para produzir 52.000 toneladas de ferroníquel contendo 14.500 toneladas de níquel, por ano. 

O produto FeNi será transportado por rodovia para o porto de Vila do Conde, ao norte do Estado, para venda a clientes no exterior. A vida útil inicial da mina é de 28 anos.

 

 

 

Compartilhe:
TAGS