domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Segundo a SPA, o Pix permitirá aos clientes quitar seus débitos de forma mais fácil e célere, agilizando a liberação de seus procedimentos no Porto de Santos (Helder Lima/Prefeitura Municipal de Guarujá)

Região Sudeste

Clientes do Porto de Santos poderão quitar débitos por Pix a partir de janeiro

26 de dezembro de 2022 às 9:35
Bárbara Farias Enviar e-mail para o Autor

Inicialmente, a ferramenta será liberada para pagamentos de requisições de serviços e materiais e credenciamento junto à Santos Port Authority (SPA)

Clientes do Porto de Santos (SP) poderão efetuar pagamentos por Pix a partir de janeiro. Inicialmente, a ferramenta será liberada para débitos de requisições de serviços e materiais (RSM) e credenciamento junto à Santos Port Authority (SPA). O objetivo, no futuro, é estender o uso da plataforma para quitação de todos os pagamentos com a companhia. 

“Trata-se de mais um passo importante no processo de transformação digital que a SPA vem desenvolvendo com o propósito de agilizar as etapas que envolvem as operações portuárias no Porto de Santos”, destacou o diretor-presidente da SPA, Fernando Biral. 

Segundo a Autoridade Portuária, essa modalidade de pagamento instantâneo permitirá aos clientes quitar seus débitos de forma mais fácil e célere, agilizando a liberação de seus procedimentos no porto. 

De acordo com a SPA, a partir do lançamento do Portal do Cliente e Fornecedor, em junho do ano passado, o tempo para solicitação de serviços e materiais caiu 78%. Já nos procedimentos para solicitação de credenciamento, que tiveram sua inserção no portal mais recentemente, a redução atinge 50%. Em relação ao Pix, a companhia estima que a liberação do serviço leve somente alguns minutos.

No Portal do Cliente e Fornecedor, os usuários podem acessar desde requisição de atendimentos no cais a questões financeiras, passando por saúde e segurança, entre outros.

A companhia informou que recebe aproximadamente 2 mil requisições de credenciamento por mês, além de solicitações de serviços que envolvem abertura de portões, autorizações especiais de trânsito, cancelamento de descargas, consumo de bordo, certificados de estadia no porto, cruzeiros, fornecimento de água, movimentação de máquinas, presença de carga, retirada de taifa, entre outros.

“O uso do Pix para pagamento desses débitos será muito simples. O sistema disponibilizará na tela do Portal do Cliente e Fornecedor, para sua escolha, um código que poderá ser copiado e colado e um QR Code, bastando o usuário abrir seu aplicativo do banco e apontar a câmera do celular para ele, permitindo o pagamento instantaneamente. Hoje, a quitação é feita somente por meio de TED, implicando em um tempo de espera para confirmação do pagamento e liberação do serviço solicitado”, explicou a SPA em comunicado.

Compartilhe:
TAGS