O traçado, que até então tinha cerca de 1.700 km, passa a ter 1.206 km que ligarão a cidade de Eliseu Martins, no interior do Piauí, até o Porto do Pecém, no Ceará, finalizando no município pernambucano de Salgueiro. Divulgação/Minfra
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Trecho da Transnordestina que chegaria a Suape é excluído do projeto
Informação consta no aditivo contratual firmado entre a concessionária e a ANTT
Um trecho de 520 km da Ferrovia Transnordestina que sairia da cidade de Salgueiro até o Porto de Suape, ambos no estado de Pernambuco, foi excluído do projeto por inviabilidade econômica. A informação consta no 1º aditivo contratual firmado entre a concessionária Transnordestina Logística SA, do Grupo CSN, e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no último dia 23.
Além das condições para a devolução do trecho, o Termo Aditivo visa adequar os investimentos obrigatórios, os respectivos prazos para conclusão e penalidades em caso de descumprimento das obrigações acertadas. O documento afirma ainda que a CSN se compromete a terminar em sete anos o trecho da ferrovia até o Porto do Pecém (CE).
O traçado, que até então tinha cerca de 1.700 km, passa a ter 1.206 km que ligarão a cidade de Eliseu Martins, no interior do Piauí, até o Porto do Pecém, no Ceará, finalizando no município pernambucano de Salgueiro.
Tanto a concessionária quanto o Governo Federal avaliaram que construir os dois trechos – um no Ceará e outro em Pernambuco – torna a obra inviável do ponto de vista econômico-financeiro.
Agora, com o aditivo e as novas obrigações, o objetivo é destravar as obras da ferrovia, iniciadas em 2006 para serem concluídas em 2012, o que não aconteceu devido a diversas paralisações jurídicas e falta de recursos.
Em 2019, a CSN retomou os trabalhos em alguns trechos da ferrovia e afirma que 55% das obras estão concluídas, baseada no traçado inicial.
Ainda segundo a concessionária, até o fim de 2022 serão entregues 815 km, sendo que 215 km foram concluídos neste ano.
No último dia 13, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a permissão para a reformulação do contrato que trata da construção da Transnordestina.
O relator do processo, ministro Walton Alencar, disse em seu parecer que há interesse público na continuidade do projeto, principalmente devido à sua importância estratégica que deve elevar a competitividade da produção agrícola e mineral da região Nordeste.
Ferrovia do Sertão
Em setembro deste ano, o Porto de Suape anunciou que a instalação de um terminal de granéis sólidos minerais pela Planalto Piauí vai viabilizar a construção da Ferrovia do Sertão, considerada uma solução ao trajeto da Transnordestina que chegaria ao complexo portuário vindo do Piauí.
No projeto da Ferrovia do Sertão consta que os trilhos sairão de Curral Novo (PI) com destino ao porto, num trajeto de 717 quilômetros.