domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A embarcação MV Glory estava carregada com milho ucraniano e encalhou quando se juntava a um comboio (Crédito: Autoridade do Canal de Suez)

Internacional

Canal de Suez é liberado após encalhe de navio

Atualizado em: 11 de janeiro de 2023 às 8:39
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Quatro rebocadores conseguiram remover embarcação carregada com milho

Quatro rebocadores conseguiram remover um navio que ficou temporariamente encalhado no Canal de Suez ontem (9), após apresentar falhas técnicas, informou a Autoridade do Canal de Suez (SCA, pela sigla em inglês). A situação não chegou a afetar o tráfego na via marítima.

A embarcação MV Glory, com bandeira das Ilhas Marshall, estava carregada com milho ucraniano e encalhou quando se juntava a um comboio em AL-Qantara, próximo à cidade de Ismailia, no nordeste do Egito.

Com capacidade para carregar 41 mil toneladas, o MV Glory saiu da Turquia e seguia para a China. Devido às falhas técnicas, a embarcação foi levada para um parque marítimo das redondezas onde passará por reparos.

O almirante Ossama Rabei, presidente da SCA, afirmou que o tráfego segue com normalidade, mas o fato pode acarretar em “pequenos atrasos” nas operações seguintes.

O Canal de Suez é essencial para o Egito, sendo uma das principais fontes de renda para o país, gerando receita de cerca de R$ 7 bilhões por ano. Atualmente, 10% do comércio marítimo mundial passa pela via. Com histórico de encalhes, o governo planeja realizar o aprofundamento do canal nos trechos mais rasos.

Compartilhe:
TAGS Encalhe Rebocadores SCA Suez