A embarcação MV Glory estava carregada com milho ucraniano e encalhou quando se juntava a um comboio (Crédito: Autoridade do Canal de Suez)
Internacional
Canal de Suez é liberado após encalhe de navio
Quatro rebocadores conseguiram remover embarcação carregada com milho
Quatro rebocadores conseguiram remover um navio que ficou temporariamente encalhado no Canal de Suez ontem (9), após apresentar falhas técnicas, informou a Autoridade do Canal de Suez (SCA, pela sigla em inglês). A situação não chegou a afetar o tráfego na via marítima.
A embarcação MV Glory, com bandeira das Ilhas Marshall, estava carregada com milho ucraniano e encalhou quando se juntava a um comboio em AL-Qantara, próximo à cidade de Ismailia, no nordeste do Egito.
Com capacidade para carregar 41 mil toneladas, o MV Glory saiu da Turquia e seguia para a China. Devido às falhas técnicas, a embarcação foi levada para um parque marítimo das redondezas onde passará por reparos.
O almirante Ossama Rabei, presidente da SCA, afirmou que o tráfego segue com normalidade, mas o fato pode acarretar em “pequenos atrasos” nas operações seguintes.
O Canal de Suez é essencial para o Egito, sendo uma das principais fontes de renda para o país, gerando receita de cerca de R$ 7 bilhões por ano. Atualmente, 10% do comércio marítimo mundial passa pela via. Com histórico de encalhes, o governo planeja realizar o aprofundamento do canal nos trechos mais rasos.