domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Portos

Ministro dos Portos define seus novos secretários

12 de janeiro de 2023 às 10:26
Leopoldo Figueiredo Enviar e-mail para o Autor

Ex-presidente do Porto de Suape, Roberto Gusmão será o n. 2 do Ministério. Já Fabrizio Pierdomenico, ex-diretor da Codesp e atual consultor, cuidará diretamente dos complexos marítimos

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB), já tem definidos os ocupantes de duas das posições mais estratégicas na pasta. Conforme a coluna HUB, do jornal BE News, informou nessa quarta-feira, dia 11, o ex-presidente do Complexo Industrial e Portuário de Suape (PE) e ex-secretário de Infraestrutura de Recife, Roberto Gusmão, será o secretário-executivo da pasta. E no final da tarde de ontem, foi definido que a Secretaria Nacional de Portos será chefiada pelo consultor Fabrizio Pierdomenico, que já atuou como diretor da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, antigo nome da Santos Port Authority, a SPA) e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da extinta Secretaria Especial de Portos (SEP) da Presidência da República

França já enviou os dois nomes para a Casa Civil, segundo fontes ligadas ao Ministério. A confirmação dos executivos nos cargos aguarda apenas o aval da pasta, responsável por analisar as indicações para cargos comissionados do Governo Federal. A expectativa é que a resposta seja enviada ainda nesta semana.

Mas o ministro ainda quer definir mais um cargo, o de secretário nacional de Aeroportos, e ter seu indicado aprovado pela Casa Civil, antes de anunciar oficialmente os três executivos. Com a pasta coordenando as políticas públicas e a exploração dos portos e dos aeroportos, os dois secretários nacionais e o secretário-executivo formam a equipe principal de Márcio França no ministério.

Tanto Gusmão como Pierdomênico são profissionais experientes no setor portuário, com atuações elogiadas pelo mercado. Próximo do PSB, o futuro n.2 da pasta foi presidente do Porto de Suape, um dos principais da Região Nordeste, de fevereiro de 2021 a novembro do ano passado, quando deixou o cargo para trabalhar na iniciativa privada. À frente do complexo portuário,  implantou as bases para o futuro hub de hidrogênio verde de Suape, desenvolveu a zona industrial na retroárea, negociou a vinda do Grupo Maersk para o porto, a fim de implantar um novo terminal de contêineres, e retomou a autonomia administrativa da autoridade portuária.

Na tarde de ontem, mesmo antes da nomeação, Roberto Gusmão esteve na sede do Ministério de Portos e Aeroportos – que passou a ocupar alguns andares do prédio do antigo Ministério da Infraestrutura (os demais andares ficam com o Ministério dos Transportes). O executivo conversou com funcionários e iniciou os preparativos para assumir a função.

Consultor reconhecido no mercado, experiente em processos de renovação antecipada de contratos de arrendamento de terminais e em projetos de investimento, Fabrizio Pierdomênico iniciou sua carreira portuária em 2003, no primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quando assumiu a Diretoria Comercial e de Desenvolvimento da Codesp, cargo que ocupou até 2007. No ano seguinte, em meio ao segundo mandato do líder petista, assumiu a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da SEP, permanecendo na função até março de 2011, no início do governo de Dilma Rousseff (PT).

Desde então, Pierdomênico tem atuado como consultor portuário, atendendo terminais de todo o País. Em fevereiro do ano passado, passou a integrar o Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Santos.

Empresários do setor ouvidos pelo BE News nesta noite elogiaram as escolhas, destacando que Gusmão e Pierdomenico são reconhecidos pelo trabalho técnico realizado no setor portuário, tanto quando atuaram no setor privado como quando estava no poder público, pela postura inovadora e por dialogar bem com o mercado.

Compartilhe:
TAGS Ministério portos