Com a nova profundidade, um navio poderá transportar mais 15 mil toneladas de carga geral ou granéis. No caso de um conteineiro, serão mais 1.500 TEU
Região Sudeste
Desestatização e futuro da Codesa em destaque no Sudeste Export 2022
Evento híbrido será realizado pelo Fórum Brasil Export hoje e amanhã e é o primeiro a debater sobre o leilão
A desestatização e o futuro da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) é um dos temas principais do fórum regional Sudeste Export 2022, que será realizado hoje e amanhã, no Hotel Golden Tulip, em Vitória, capital do Espírito Santo. O evento, promovido pelo Brasil Export: Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária, contará com as presenças do secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, do diretor-presidente da Codesa, Júlio Castiglioni, entre outros convidados. O evento é híbrido, ou seja, presencial e online, e o público terá acesso gratuito às atividades.
O Sudeste Export 2022 será o primeiro evento a abordar a privatização da Codesa, após o leilão, que servirá de modelo para outros portos brasileiros, inclusive o de Santos, com desafios comuns como os acessos terrestres, a proximidade do porto com a malha urbana e a precificação das tarifas portuárias.
A Codesa foi privatizada após 116 anos como empresa pública. O fundo de investimentos multiestratégia Shelf 119, da Quadra Capital, arrematou a Codesa com oferta de R$ 106 milhões, assumindo a concessão dos portos de Vitória e Barra do Riacho. O leilão ocorreu na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), e a FIP Shelf 119 superou o Consórcio Beira Mar. É a primeira privatização portuária do País. O contrato prevê a concessão por 35 anos, podendo ser prorrogado por mais cinco anos, e investimentos de R$ 334,8 milhões na infraestrutura, além da possibilidade de exploração de novas áreas.
Entre os palestrantes e painelistas estão o presidente do Conselho do Sudeste Export, Mario Povia; o diretor geral do Porto do Açu, João Braz; o diretor de Assuntos Regulatórios e Institucionais da Rumo, Guilherme Penin; a assessora Especial de Concessões, Patrícia Póvoa Gravina; o diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da Santos Port Authority (SPA), Bruno Stupello; o diretor-presidente da Federação Nacional dos Operadores Portuários (Fenop), Sergio Aquino; o presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), Mauro Sammarco; e representantes de diversas empresas patrocinadoras e agentes públicos. O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas, pré-candidato ao Governo do Estado de São Paulo, participará do evento online.
No primeiro dia (11), a programação inicia às 12 horas, com almoço exclusivo para os patrocinadores do evento. Às 14 horas, haverá visita técnica ao Terminal Portuário de Vila Velha (TVV) e ao Centro de Controle de Operações (CCO)/VTMIS do Porto de Vitória. Já a solenidade de abertura está prevista para as 18 horas. Em seguida, será oferecido um jantar aos convidados.
No segundo dia, ocorrerão as palestras e os painéis, com temas como a desestatização da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa); investimentos na malha ferroviária; implantação do pedágio free-flow nas rodovias; novos negócios, caminhos logísticos e tarifas portuárias.
Encerrando o evento, o presidente do Conselho do Sudeste Export, Mario Povia, fará a leitura da Carta de Compromisso em Ano Eleitoral.
O Hotel Golden Tulip fica na Avenida Nossa Sra. dos Navegantes, 635, na Enseada do Suá, em Vitória. A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site do Fórum Brasil Export, por meio do link https://forumbrasilexport.com.br/blog/brasil-export-2/programacao-do-sudeste-export-2022/.