As equipes encontraram diversos sacos dentro do navio que totalizavam 293 kg de cocaína (Crédito: Divulgação/RFB)
Porto de Santos
Operação resulta na primeira apreensão de cocaína no Porto de Santos em 2023
Ação contou com auxílio de mergulhadores para localizar quase 300 kg do entorpecente em navio
Equipes da Receita Federal, Polícia Federal e Marinha do Brasil realizaram na segunda-feira (16) uma operação de prevenção ao tráfico internacional de drogas na área de fundeio do Porto de Santos. Foram encontrados 293 kg de cocaína, no que foi a primeira apreensão do entorpecente em 2023.
De acordo com informações da Receita, as autoridades informaram sobre a possibilidade de haver conteúdo ilícito em um navio carregado com celulose, que tinha como destino a Turquia e a Itália.
A suspeita era de que a droga estaria escondida no sea chest do navio, um compartimento situado abaixo do nível da água utilizado para captação de água para resfriamento das máquinas da embarcação.
Para completar a operação, foi preciso o acionamento de uma equipe de mergulhadores para fazer a inspeção no mar.
Foram encontrados diversos sacos dentro do navio que totalizavam 293 kg de cocaína. Segundo a Receita Federal, este tipo de ocultação é caracterizada pela necessidade do uso de mergulhadores para sua colocação e também para a retirada, além de apresentar maiores dificuldades para as equipes responsáveis que atuam no combate aos ilícitos.
A cocaína foi apreendida pela Polícia Federal e transferida até a delegacia da corporação em Santos. As investigações prosseguem a partir das informações fornecidas pela Receita Federal.
Em 2022, a Receita Federal contabilizou cinco ocorrências de localização de drogas escondidas no sea chest de navios no Porto de Santos. Ao todo, 611 kg de cocaína foram apreendidas.
Em todo o ano passado, foram realizadas 41 operações contra o tráfico internacional de drogas no cais santista, sendo recolhidos pouco mais de 16 toneladas de cocaína.