Os novos calados operacionais do terminal de cruzeiros permitem maior simultaneidade nas atracações dos navios de passageiros de maior porte (Crédito: Divulgação)
Portos
PortosRio viabiliza primeira dragagem com recursos próprios
Serviço, orçado em R$ 8,5 milhões, visa nivelar o calado operacional para navios de passageiros que atracam no Porto do Rio de Janeiro
A PortosRio realizou uma dragagem de manutenção em toda a extensão do cais do Terminal Internacional de Cruzeiros do Píer Mauá, no Porto do Rio de Janeiro, entre os armazéns 1 e 6. Foi a primeira dragagem executada com recursos próprios da Autoridade Portuária, orçada no valor de R$ 8,5 milhões.
Segundo a PortosRio, o intuito da dragagem é garantir um calado operacional adequado e uniforme para os navios de passageiros que atracam no complexo.
Antes da dragagem, o Porto do Rio de Janeiro já possuía uma infraestrutura para receber os transatlânticos. Agora, com os novos calados operacionais nivelados em toda a extensão do terminal de cruzeiros, é permitida maior simultaneidade nas atracações dos navios de passageiros de maior porte, o que evita qualquer tipo de restrição nas escalas dessas embarcações no município.
Para o projeto de dragagem, o Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) desenvolveu a Composição de Preços Unitária (CPU) e a Píer Mauá, empresa arrendatária do terminal de cruzeiros, promoveu um levantamento batimétrico da área e diversos levantamentos hidrográficos.
Esses estudos serviram de base para que a PortosRio fizesse a licitação e contratasse os respectivos serviços de dragagem, executados entre os meses de outubro e dezembro de 2022.
Anteriormente, as dragagens dos portos públicos eram realizadas pelo ministério responsável do setor portuário nacional, anteriormente o Ministério da Infraestrutura, atualmente o Ministério dos Portos. O volume dragado, de 116.560 m³, foi descartado no local previamente determinado e aprovado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro homologou os novos calados do terminal de cruzeiros em 29 de dezembro do ano passado. O instrumento normativo da Autoridade Portuária, estabelecendo os novos limites, foi publicado logo em seguida.