Os empresários buscam ampliar a movimentação de argila pelo Porto do Rio Grande devido às dificuldades impostas pelo conflito entre Rússia e Ucrânia (Crédito: Divulgação/Portos RS)
Região Sul
Portos RS quer ampliar movimentação de argila pelo complexo do Rio Grande
Representantes da Autoridade Portuária se reuniram com empresários da indústria ceramista
A diretoria da Portos RS se reuniu com investidores italianos com o objetivo de ampliar a movimentação de argila pelo Porto do Rio Grande. Os empresários estrangeiros são representantes da indústria ceramista. A mercadoria é um dos principais componentes para a produção de peças de cerâmica e pisos de revestimento do mesmo material.
De acordo com a Autoridade Portuária, os empresários buscam essa ampliação devido às dificuldades impostas pelo conflito armamentista no Leste Europeu entre Rússia e Ucrânia. Conforme explicado no encontro, a tensão entre os dois países obrigou os italianos a buscarem alternativas e, na visão deles, a argila extraída no Rio Grande do Sul se mostrou bastante qualificada para este tipo de aplicação.
No ano passado, o Porto do Rio Grande movimentou 29.366 toneladas do produto e todo o carregamento teve como destino a Itália. Ao final da reunião, os empresários navegaram pelo canal de acesso e conheceram o cais público distrito industrial do Rio Grande sob a perspectiva do mar.
Os investidores estiveram acompanhados por Ivan Farias, CEO da Rio Grande Logística Portuária, empresa responsável pelas suas operações logísticas no porto gaúcho e foram recepcionados pelo diretor de operações, Romildo Bondan, pelo gerente de planejamento e desenvolvimento, Fernando Estima, pelo gerente de importação e exportação, João Henrique Marone, pelo assessor técnico da presidência, Bruno Almeida, e pelo chefe de gabinete da presidência, Flávio Ferreira.