domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Diversas ações têm atraído um público cada vez maior à região central da cidade

Região Sudeste

Centro Histórico é a bola da vez para o turismo santista

Atualizado em: 26 de janeiro de 2023 às 13:20
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Diversas ações têm atraído um público cada vez maior à região central da cidade

Não é só das badaladas praias que vive o turismo de Santos. É o que garante Selley Storino, secretária da pasta, ao especificar as diversas ações “de sucesso” que têm sido realizadas em todo canto da cidade, especificamente no Centro Histórico, com a intenção de atrair turistas e, por que não, os próprios moradores que, por vezes mergulhados na pressa da rotina, podem não mais perceber as belezas locais.

E para ressaltar os prazeres do bairro central, a Prefeitura tem trabalhado em ações que visam destacar as opções de passeios, gastronomia e cultura que existem por lá, além de promover festivais dos mais diferentes nichos culturais.

Entre os principais estão o Festival Santos Café, o Festival do Imigrante e o Festival Geek. Há também os eventos que celebram datas especiais como o Natal Criativo, o Carnabonde e outros que atraem milhares de santistas e turistas.

“Atualmente, colaboramos com o processo de revitalização do Centro Histórico, uma das prioridades do prefeito Rogério Santos, com nossos equipamentos turísticos desta região, como o Museu Pelé, bonde, o Outeiro de Santa Catarina e a Casa do Trem Bélico, ambos recentemente restaurados, e o recém-inaugurado Memorial José Bonifácio”, explica Selley.

A estratégia, além de gerar renda para o comércio instalado no Centro e atrair outros, é uma forma de manter o setor estimulado durante o ano inteiro, não somente na temporada de verão.

Outro ponto forte presente nas atividades turísticas que o Centro oferece é a inclusão de propostas para todas as faixas etárias e, em breve, também para os pets. “Temos planos de incluir viagens pet friendly no bonde, além de termos lançado um selo para reconhecer estabelecimentos comerciais que recebem bem os animais”.

A Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) criou ainda, em setembro de 2022, a Rota da Cerveja Artesanal, operada pela iniciativa privada. O tour envolve cinco cervejarias espalhadas pelo Centro, Mercado Municipal e Gonzaga, que ofertam aos visitantes a genuína produção santista da bebida – uma forma de utilizar a gastronomia para promover o turismo, os empreendedores locais e o desenvolvimento da cidade.

Em relação aos desafios enfrentados, a secretaria Selley explica que há um esforço para atrair o turismo de eventos para a cidade, o que está mais propício com a oferta de espaço do novo Centro de Convenções, na Ponta da Praia, administrado pela multinacional francesa GL Events, uma das maiores empresas do segmento no mundo.

“Além disso, podemos lembrar que, em 2022, Santos recebeu a 14ª Conferência de Cidades Criativas da Unesco, primeira vez que este evento ocorreu na América Latina, que atraiu pessoas e deu visibilidade a Santos no mundo todo”, destacou.

Há, ainda, o desafio de consolidar Santos e a Baixada Santista nos roteiros oferecidos pelas operadoras de turismo, desenvolver o turismo náutico e o de base comunitária.

Principais projetos 

Questionada sobre os principais projetos da pasta para alavancar o setor nos próximos anos, a secretaria destaca a revitalização do Mercado Municipal, cujo projeto prevê transformar o local em um Mercado Criativo, com novos restaurantes, boxes, salão de beleza, estúdio de tatuagem, ateliê, entre outros espaços, além da integração com a Estação Mercado do VLT e com a Nova Estação Catraias.

Ainda no Centro, Selley cita a revitalização da região do Valongo com a criação de parque linear e calçadões para pedestres no entorno do Porto de Santos, e a revitalização dos armazéns portuários 1 ao 4.

Já para o turismo de cruzeiros, a grande expectativa é o projeto do novo terminal marítimo, atualmente em análise pelo Governo Federal, segundo a pasta.

A ideia é transferir o terminal para a região do Valongo e construir uma estrutura maior, mais moderna e mais próxima do Centro Histórico e das atrações turísticas da cidade.

Sobre o potencial turístico de Santos para atrair investimentos privados, Selley destaca os ótimos índices de qualidade de vida, segurança e renda per capita. “A cidade é cosmopolita, possui ampla infraestrutura urbana e está próxima de grandes centros populacionais e aeroportos, conectada a estes pontos com ótimas vias de acesso”, ressalta.

Compartilhe:
TAGS Centro Histórico de Santos Lazer Museu Pelé Santos