“Meu sentimento é de dever cumprido, de missão cumprida”, afirmou Mayhara Chaves ao BE News, em entrevista na noite de ontem (crédito: Divulgação)
Região Nordeste
Mayhara Chaves deixa presidência da Docas do Ceará
Saída foi oficializada ontem pelo conselho de administração da estatal. Em seu lugar, assumiu interinamente o diretor comercial
A engenheira de produção Mayhara Chaves deixou a presidência da Companhia Docas do Ceará (CDC), cargo que ocupava desde junho de 2019. Sua saída foi aprovada na tarde desta sexta-feira pelo conselho de administração da empresa estatal. Em seu lugar, interinamente, foi nomeado o então diretor comercial Mário Jorge Cavalcanti Moreira.
Conforme apurou o BE News, a executiva esperava a exoneração. E todo o processo ocorreu com seu conhecimento. Ela foi informada pelo Ministério de Portos e Aeroportos sobre a medida durante a semana, passando a preparar sua transição. O novo governo já sinalizou que cargos no primeiro ou no segundo escalão terão novos titulares. Nessa linha, o Ministério de Portos e Aeroportos irá trocar toda a diretoria da CDC e as das demais empresas federais que administram complexos marítimos.
Mas tais mudanças não serão imediatas. Elas só devem acontecer a partir do final de fevereiro, provavelmente em março. Isso porque essas indicações devem ser analisadas pela Casa Civil e neste momento, com todo o governo ainda montando suas equipes, o volume de avaliações está alto.
Segundo fontes no Ministério, a saída de Mayhara ocorreu agora pois ela recebeu uma proposta para ir para a iniciativa privada. Sua gestão à frente da CDC é bastante elogiada pelo setor empresarial, devido ao dinamismo dado na administração e a medidas adotadas que conseguiram atrair novas cargas e investimentos.
Em entrevista ao BE News na noite de ontem, Mayhara Chaves limitou-se a dizer que “meu sentimento é de dever cumprido, de missão cumprida. Foram anos de dedicação e envolvimento com o setor e, agora, a missão foi cumprida”. Ela não revelou em qual empresa irá atuar.
Abeph
Por deixar a CDC, a executiva também saiu da presidência da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph), entidade que reúne as autoridades portuárias do País. A Abeph será comandada provisoriamente pela vice-presidente, a presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Timóteo – que não será afetada pelas substituições do Ministério, uma vez que sua estatal é subordinada ao governo do estado, que já a confirmou na função.
Nas próximas semanas, a Abeph irá realizar uma assembleia para escolher o substituto de Mayhara. A própria Gilmara é franca favorita.
No Brasil Export, maior fórum de debates sobre transportes e infraestrutura do País, Mayhara é a presidente do conselho feminino. Apesar de sua saída da CDC, ela permanece na função. Na noite de ontem, em nota, a direção do Brasil Export destacou “o excelente trabalho desempenhado pela nossa conselheira Mayhara Chaves à frente da Companhia Docas do Ceará e da Abeph. Ela parte para outros desafios, mas segue liderando o Conselho Feminino do Brasil Export”.