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A delegação liderada pela ATP nos terminais privados do Pará também contou com representantes da Antaq e da Marinha (Crédito: Divulgação)

Região Norte

Comitiva confere eficiência de terminais privados no Pará

Atualizado em: 27 de janeiro de 2023 às 11:19
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Delegação liderada pela ATP visitou estruturas que fazem a movimentação de grãos da região da Barra Norte e da Baía do Marajó

Uma comitiva liderada pela Associação de Terminais Portuários (ATP) realizou uma visita nesta semana aos portos privados da região da Barra Norte e da Baía do Marajó, em Barcarena, no Pará. Na ocasião, foram apresentados avanços em operações de logística e infraestrutura.

A comitiva esteve nos Terminais de Uso Privado (TUPs) da Hidrovias do Brasil, Terminal de Grãos Ponta da Montanha (TGPM), associados da ATP, e o Unitapajós, que fazem a movimentação de grãos na região.

Além do presidente da ATP, Murillo Barbosa, estiveram na comitiva o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery, e os diretores recém-empossados Almirante Wilson Pereira Lima e Alber Furtado de Vasconcelos Neto. Comandante do 4º Distrito Naval, o vice-almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho também esteve entre os convidados.

“Tive muito orgulho ao apresentar a eficiência portuária dos terminais privados, principalmente na área das commodities. Essa visita foi muito positiva para destacar o potencial da região para a Marinha e a Antaq”, disse o presidente da ATP.

De janeiro a outubro do ano passado, os terminais localizados na Barra Norte e na Baía do Marajó movimentaram por cabotagem e longo curso 24,2 milhões de toneladas de cereais e sementes oleaginosas, como a soja. Isso representa um aumento de 26,2% do escoamento dessas commodities pela região.

“As atividades de carga e descarga de grãos e fertilizantes que ocorrem nesses TUPs, envolvendo terminal, navios e barcaças, são impressionantes. Uma admirável logística permeia o processo, e a Antaq possui um papel fundamental na regulação dessas atividades”, afirmou Wilson Lima.

A Região Amazônica respondeu por mais de 90% da movimentação de cargas por hidrovias no país no primeiro semestre de 2022.

Terminais privados

O grupo conheceu o funcionamento da operação do Terminal de Vila do Conde, da Hidrovias do Brasil. O principal destaque ficou para o recém-inaugurado simulador de manobras para navegação interior, algo que é inédito no território brasileiro.

A comitiva conferiu parte da estrutura do Terminal de Grãos Ponta da Montanha (TGPM) que presta serviços de recebimento, armazenamento e embarque de grãos, onde também foi feito o plantio de árvores.

Em Unitapajós, o grupo fez um circuito para conhecer as operações que envolvem o escoamento de grãos no corredor norte pela hidrovia Tapajós-Amazonas.

De acordo com o presidente da ATP, a visita reforçou a importância da região da Barra Norte e da Baía do Marajó, que tem 82 terminais privados, responsáveis por investir mais de R$ 5,3 bilhões na região nos últimos nove anos.

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