Durante a cerimônia de posse, Luís Antonio Braga Martins disse que trabalhará em prol do fomento da infraestrutura e operações (Crédito: Divulgação/SCPAR Porto de Imbituba)
Região Sul
Braga Martins é aprovado para assumir a presidência da SCPAR Porto de Imbituba
Engenheiro retorna ao cargo após ter liderado a Autoridade Portuária catarinense entre agosto de 2020 a fevereiro de 2021
O Conselho de Administração da SCPAR Porto de Imbituba, em Santa Catarina, aprovou a nomeação do engenheiro Luís Antonio Braga Martins para a presidência da Autoridade Portuária. Ele retorna ao cargo após ter sido presidente entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021. A posse ocorreu na quinta-feira (26).
O novo presidente substitui Fábio dos Santos Riera, que estava à frente da SCPAR desde fevereiro de 2021.
A passagem simbólica do cargo ocorreu no auditório do complexo portuário. Durante a solenidade, Riera entregou o Relatório de Passagem de Função, com os principais assuntos em andamento. Braga agradeceu, destacou a excelência técnica da equipe e que trabalhará em prol do fomento da infraestrutura e operações.
Dentre as prioridades de gestão, o presidente ressaltou a obra de recuperação e ampliação do Cais 3, que está prestes a iniciar e já representa o maior investimento da história da SCPAR, com um aporte previsto de aproximadamente R$ 100 milhões. A melhoria, juntamente com a futura dragagem de aprofundamento do local, possibilitará o recebimento de navios maiores, equiparando a capacidade do Cais 3 a dos demais berços de atracação.
Além disso, está na pauta a revisão do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do porto, para otimizar as áreas arrendáveis e a operação portuária, e a implantação do projeto “Porto Sem Parar”, com a automatização do acesso nos gates de entrada.
Currículo
Luís Antonio Braga Martins tem experiência na área de Engenharia Civil, especialmente em obras hidráulicas, de engenharia portuária, costeira e fluvial. Iniciou suas atividades profissionais em 1979 na Portobrás/Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH).
Foi chefe do INPH, de 1995 a 1999, e diretor de Obras Hidráulicas do antigo Departamento de Edificações e Obras Hidráulicas (DEOH), atual Secretaria de Estado da Infraestrutura, de 1993 a 1995 e de 1999 a 2002.
Foi, também, secretário adjunto de Estado de Transportes e Obras, entre 2002 e 2003, diretor de Projetos Especiais da Prefeitura de Balneário Camboriú (SC), entre 2003 e 2004, gerente técnico do Programa Fonplata da Prefeitura de Florianópolis (SC), de 2004 a 2005, gerente de Engenharia do Porto de Itajaí (SC), de 2009 a 2010, assessor do secretário da Infraestrutura do Governo de Santa Catarina. em 2010, e assessor técnico da Superintendência Regional do Dnit/SC, de 2015 a 2018.
Mais recentemente, entre 2019 e 2020, foi diretor de Planejamento e Gestão Orçamentária da Prefeitura de Balneário Camboriú (SC). Também atuou como diretor técnico da Bragaport Consultoria, até retornar à presidência da SCPAR.