O velório e o enterro ocorreram nesse domingo, à tarde, no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, em Brasília. (crédito: Divulgação/Ministério da Infraestrutura)
Nacional
Morre José Guimarães Barreiros, ex-integrante da primeira diretoria da Antaq
Velório e o enterro do engenheiro ocorreram nesse domingo, em Brasília
Faleceu no último sábado, em Brasília, aos 93 anos, o ex-diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) José Guimarães Barreiros. Engenheiro Civil e ocupante de vários cargos do Governo Federal no setor de transportes aquaviários nos anos 70, 80 e 90, ele foi integrante da primeira diretoria da Antaq, entre 2002 e 2005.
O velório e o enterro ocorreram nesse domingo, à tarde, no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, em Brasília.
José Guimarães Barreiros foi diretor da Empresa de Portos do Brasil (Portobras, órgão federal que administrava os complexos marítimos públicos do País) de 1976 a 1985. E antes, em 1975, atuou como diretor do Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis (DNPVN, que antecedeu a Portobras na gestão do setor). Também ocupou cargos de destaque nos ministérios dos Transportes e da Infraestrutura, sendo diretor do Departamento Nacional de Transportes Aquaviários de 1990 a 1991 e diretor do Departamento de Marinha Mercante de 1999 a 2001.
Órgãos públicos e entidades privadas lamentaram a morte de Barreiros, citando sua carreira no segmento. Em seu site, a Antaq destacou que, “respeitado por todos os colegas, ele foi um grande profissional que trouxe contribuições importantes para o setor”. Em sua conta em uma rede social, a Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP) lembrou que seu “nobre amigo (…) teve uma brilhante e importante trajetória no setor portuário brasileiro”. “Homem culto, educado e um apaixonado pelas questões portuárias, José Guimarães Barreiros, deixa um importante e grandioso legado de contribuições ao desenvolvimento do setor e da economia do País”.
Sócio-fundador do escritório Gallotti e Advogados Associados e presidente do conselho do Portugal Export (parte do Brasil Export, maior fórum de debates sobre transporte e infraestrutura do Brasil), Benjamin Gallotti lamentou a morte do renomado profissional e,, principalmente, de seu amigo. “Existe uma geração de pessoas que está indo embora. Dr. Barreiros faz parte de um seleto grupo que dedicou a vida ao setor portuário, sem descuidar da família e amigos. Dividiu conhecimento e deixou valores e princípios a serem seguidos. Fico honrado por ter podido conviver com ele e ter gozado de sua amizade. A partir de hoje, as conversas sobre os assuntos portuários ficam mais ricas. Arno Oscar Markus, Benjamin Gallotti, Sergio Matte e tantos outros vão colocar a conversa em dia. Somos pequenos, mas alguns conseguem deixar um grande legado”, comentou.