sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Aeronave da Azul para celebrar operações na Bahia: a companhia aérea já atua em oito destinos baianos, com 198 voos semanais, que serão ampliados para 299 a partir de 2025 (Foto: Matheus Landim/GOVBA)

Região Nordeste

Bahia ganha novas rotas aéreas regionais a partir de janeiro de 2025

17 de outubro de 2024 às 8:00
Júnior Batista Enviar e-mail para o Autor

Cidades de Barreiras, Lençóis e Guanambi terão voos diretos de Salvador, com foco no desenvolvimento regional

A partir de janeiro de 2025, os municípios de Barreiras, Lençóis e Guanambi, no interior da Bahia, receberão novos voos regionais, fortalecendo o turismo e a economia local. A iniciativa, promovida pela Secretaria do Turismo (Setur-BA), faz parte do projeto Conheça o Brasil Voando, do Governo Federal, voltado para o desenvolvimento do turismo no país.

As novas rotas, operadas pela Azul Linhas Aéreas, partirão de Salvador, com um voo diário para Barreiras e dois voos semanais para Lençóis e Guanambi. A expansão da malha aérea regional visa conectar regiões isoladas ao centro econômico da Bahia e facilitar o transporte de pessoas e mercadorias. “Essa política não só fortalece o turismo, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda para os baianos”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues (PT).

O secretário do Turismo do estado, Maurício Bacelar, destacou o potencial da medida. “Com essa expansão, esperamos uma ocupação superior a 80%, o que é fundamental para uma Bahia de grande extensão territorial como a nossa”, afirmou. A frota contará com aviões bimotores de médio porte, com capacidade para 70 passageiros, especialmente projetados para operar em rotas regionais.

A Azul já opera em oito destinos baianos, com 198 voos semanais, que serão ampliados para 299 a partir de 2025. Para John Rodgerson, CEO da companhia, a Bahia é um mercado estratégico que combina alto interesse turístico com o potencial de desenvolvimento regional. Já o ministro da Casa Civil, Rui Costa, enfatizou a importância dessa ampliação. “Isso fomenta uma cadeia econômica que gera emprego, renda e desenvolvimento para a Bahia e o Brasil”, disse.

A iniciativa se alinha aos resultados positivos do turismo baiano, que registrou um crescimento de 12,6% nas atividades turísticas no segundo trimestre de 2024, superando a média nacional. Mais de cinco milhões de passageiros passaram pelos aeroportos baianos no primeiro semestre de 2024, um aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2023.

Com investimentos estaduais que ultrapassam R$ 374 milhões em infraestrutura aeroportuária, cidades como Caetité e Cipó já estão colhendo os frutos da recuperação de seus aeródromos, reforçando a conectividade dentro da Bahia e promovendo o crescimento do setor de turismo.

Compartilhe:
TAGS Bahia nordeste rotas aéreas Salvador