domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Chat GPT é o novo estágio dessa evolução. E põe evolução nisso! (crédito: Divulgação)

tecnologia & inovação

Chat GPT surpreende até mesmo especialistas em IA

9 de fevereiro de 2023 às 11:40
BE News Enviar e-mail para o Autor

Não se fala em outra coisa nas últimas semanas, nas rodas de Inteligência Artificial e nas comunidades de robôs de conversação, que não seja sobre o que a nova ferramenta Chat GPT anda aprontando por aí, o que ela tem gerado de resultados e seus potenciais futuros.

Todo mundo já deve ter interagido com algum tipo de Bot, que são robôs treinados por Inteligência Artificial. Essas máquinas virtuais identificam padrões de conversação, interagem com seus usuários e até desenvolvem uma conversa razoável em torno de um conteúdo escolhido, sempre suportadas por bases de dados, que geram respostas mais ou menos pré-formatadas e até previsíveis.

Chat GPT é o novo estágio dessa evolução. E põe evolução nisso! Sem querer entrar em muitos detalhes técnicos, a ferramenta inclui uma camada extra de “atenção condicional” nas conversas, o que a faz considerar contextos e respostas já fornecidas anteriormente. É como se ela desenvolvesse a conversa de forma natural, como um ser humano. Assim ela jamais repete uma resposta para uma mesma pergunta, porque da próxima vez já vai considerar novos elementos que passaram pela conversação.

Por enquanto Chat GPT está gerando respostas autônomas na forma de textos, bastando para tanto fornecer um “prompt de entrada”, por exemplo, uma pergunta. Como está em fase de testes, ela já avisa que pode gerar resultados estranhos e não garante o uso de conhecimentos posteriores a 2021.

Uma equipe do portal G1 testou o robô. Pediu para que ele gerasse uma redação com o tema cobrado pelo ENEM em 2022: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Essa redação foi submetida a duas professoras que corrigem provas do ENEM e obteve pontuação 680, de um total possível de 1.000 pontos. Pequeno detalhe, o texto foi gerado em apenas 50 segundos.

Até agora ninguém pediu para Chat GPT criar um EVTEA para um terminal portuário, nem uma petição judicial para o uso do Reporto, mas acho que alguém já poderia tentar.

E como em todas as revoluções, já começam as discussões éticas. Muito mais do que uma pesquisa no Google, Chat GPT pode substituir os alunos em vários trabalhos escolares, com produções completamente diferentes, só para dar um exemplo.

Como Chat GPT é apenas a primeira ferramenta comercial de Inteligência artificial generativa, não vai demorar muito até que tenhamos outras soluções concorrentes e também uma nova oportunidade profissional, que é se tornar um Engenheiro de Prompt, ou seja, aquele que consegue provocar e obter as melhores respostas dessas ferramentas. Tudo vai depender das enormes bases de dados e do conhecimento humano colocado à disposição da Inteligência Artificial.

Chat GPT é um robô criado e treinado pela OpenAI, uma empresa de inteligência artificial criada em 2015 por um grupo de investidores, incluindo, é claro, Elon Musk. Mas o principal investidor é uma empresa de capital de risco chamada Graylock Partners. Outros gigantes, como a Microsoft, também militam por lá.

A boa notícia é que qualquer um já pode brincar com a ferramenta. Tem até gente publicando livro criado por Chat GPT.  Basta entrar no site da ferramenta e se divertir, mas, devido à curiosidade planetária e à grande necessidade de capacidade computacional, vai precisar de um pouco de sorte, porque a coisa anda meio congestionada por lá.

Compartilhe:
TAGS Chat GPT tecnologia