domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

“Adotar políticas corporativas em consonância com um futuro mais igualitário e sustentável é um caminho sem volta. E a Santos Brasil tem um compromisso com o futuro da sociedade”, afirmou a gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, Béatrice Dupuy (Divulgação/Santos Brasil)

Especial Santos Brasil

Empresa estabelece meta de redução de impacto ambiental até 2024

19 de outubro de 2022 às 7:26
Bárbara Farias Enviar e-mail para o Autor

Objeto é diminuir geração de resíduos em 50%, consumo de água em 30% e emissão de CO2 em 15% em dois anos 

A Santos Brasil quer reduzir a geração de resíduos em 50%, o consumo de água em 30% e a emissão de gases de efeito estufa (GEE) em 15% até 2024. Para isso, vem implementando ações sustentáveis em todas as suas unidades operacionais por meio do seu Comitê de Sustentabilidade. 

As iniciativas já apresentam resultados, com queda de 19% na geração de resíduos em todas as instalações, diminuição do consumo de água em 8,6% e da emissão de CO2 na atmosfera em 12%. 

Além disso, a companhia realiza coleta seletiva e logística reversa, tratamento de efluentes, captação e reuso da água.

As ações são desenvolvidas no âmbito dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e práticas ESG (environmental, social and governance), de padrões ambientais, sociais e de governança corporativa.

Outra iniciativa é a ampliação de projetos de reflorestamento e valorização de áreas verdes, que são focados no Net Zero para 2040. 

“Adotar políticas corporativas em consonância com um futuro mais igualitário e sustentável é um caminho sem volta. E a Santos Brasil tem um compromisso com o futuro da sociedade. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU desde 2013 e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirmou a gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, Béatrice de Toledo Dupuy. 

Projetos sociais

Em setembro, a Santos Brasil lançou o edital de Investimento Social Incentivado, com foco no patrocínio de projetos e eventos com recursos provenientes de leis de incentivos fiscais nos âmbitos federal e municipal. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde a companhia possui instalações e terminais: Barcarena (PA); Guarujá, Santos, São Bernardo do Campo e São Paulo (SP); Imbituba (SC) e São Luís (MA).

Ao todo, 218 projetos foram inscritos. “Esta iniciativa faz parte de uma mudança importante na reestruturação de gestão do investimento social da Santos Brasil, que vai propiciar mais agilidade, transparência, eficiência e a possibilidade de mapearmos novos projetos que estejam alinhados aos valores e missões da companhia”, disse Béatrice. 

Para a seleção são priorizados critérios socioeconômicos, de equidade de gênero, raça e etnia, pessoas com deficiência (PCDs) e população LGBTQIA+.

O edital foi desenvolvido em parceria com a Prosas, sistema que conecta patrocinadores e empreendedores sociais auxiliando na seleção e avaliação das propostas. 

Compartilhe:
TAGS