Com 304 quilômetros de extensão, a BR-381/MG é estratégica no sistema rodoviário de interligação entre os polos de consumo de Belo Horizonte e Governador ValadaresCrédito: Divulgação/ANTT
Região Sudeste
Leilão da BR-381/MG é remarcado após não receber propostas de interessados
Ministério dos Transportes e ANTT trabalham para que novo leilão ocorra no 1º semestre de 2024
O Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informaram que o projeto de concessão da rodovia BR-381, em Minas Gerais, não teve propostas de interessados. O leilão da rodovia federal estava previsto para sexta-feira (24), na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.
De acordo com o Ministério, o prazo para a entrega dos envelopes pelos proponentes com as propostas terminou às 12h de terça-feira (21).
“O Governo Federal continua determinado em encontrar uma solução para modernizar e adequar a capacidade da BR-381. Essa é a terceira tentativa de leiloar o trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares. As anteriores ocorreram em 2013 e 2022. Vamos retomar o diálogo com o Tribunal de Contas da União (TCU) a fim de criar as condições necessárias para viabilizar o investimento privado”, disse a pasta, em comunicado oficial à imprensa.
Tanto o Ministério dos Transportes, quanto a ANTT, informaram que vão continuar com o trabalho para reposicionar o projeto de desestatização da rodovia e levá-lo a leilão no primeiro semestre do ano que vem.
O leilão da BR-381/MG seria o terceiro certame para transferência de rodovias federais à iniciativa privada programado pelo Governo Federal. Até o momento, o governo realizou os leilões dos Lotes 1 e 2 das rodovias do Paraná.
O projeto
Com 304 quilômetros de extensão, a BR-381/MG é estratégica no sistema rodoviário de interligação entre os polos de consumo de Belo Horizonte e Governador Valadares, tendo papel fundamental no escoamento de produtos agrícolas, pecuários, de mineração e industriais que circulam por Minas Gerais e pelo país.
De acordo com o Ministério dos Transportes, a concessão da rodovia deve resultar em R$ 10 bilhões a serem aplicados no sistema rodoviário, entre novas obras e despesas de operação.
O projeto contempla uma série de intervenções essenciais para ampliar a capacidade de tráfego, elevar os níveis de segurança na via e o padrão de serviços oferecidos aos usuários. Estão previstas duplicação de 134 km de pistas; implantação de 138 km de faixas adicionais, 11 km de vias marginais, de 36 travessias de pedestres, 190 paradas de ônibus e 34 passagens de fauna. Também serão construídos dispositivos de retornos e rotatórias, e executadas 152 correções de traçado.