Ministro da Infraestrutura participou do painel de abertura da Arena Infracast, na B3, em São Paulo
Nacional
Ministro prevê chegar a 127 ativos leiloados até o final do Governo
Marcelo Sampaio destacou que modernização do setor passa pelo programa de concessões do Governo Federal
O Governo Federal prevê chegar a 127 ativos leiloados até o fim deste ano, anunciou o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, durante sua participação na abertura da 1ª edição da Arena Infracast, seminário voltado ao setor de infraestrutura, na última quinta-feira, dia 28. O evento ocorreu na B3, em São Paulo (SP).
A quantidade de empreendimentos leiloados envolve tanto os previstos para este ano – 43 – como os ocorridos até o momento – 84.
Na solenidade, Sampaio destacou a importância das concessões para o ganho de eficiência logística e geração de empregos no Brasil. “A gente sabe que um país que quer crescer e se desenvolver precisa de infraestrutura. Temos feito um esforço muito grande de gerar infra e empregos, e essa parceria com o setor privado é fundamental”, afirmou.
De acordo com o ministro, os resultados alcançados pelo Governo Federal, que desde 2019 conduz o maior programa de concessões de ativos de infraestrutura do mundo, vão gerar 1,5 milhões de empregos. Para este ano, lembrou o ministro, está prevista a concessão de 43 ativos, que devem assegurar a contratação de mais R$ 160,8 bilhões em investimentos para o setor.
“Já chegamos à marca de 84 ativos leiloados (desde 2019), R$ 100 bilhões de investimentos contratados. E a gente estima mais de 1,5 milhão de empregos gerados. É um setor democrático, que gera emprego de atividades simples às mais complexas, do borracheiro ao engenheiro calculista ou gestor de obras”, falou.