O Terminal Portuário São Luís (TPSL), operado pela VLI no Maranhão, atingiu um recorde histórico de movimentação de cargas em julho, com um total de 718,7 mil toneladas movimentadas. Esse volume superou em 4,35% o registrado no mesmo mês do ano passado, quando foram movimentadas 687,4 mil toneladas. Foto: Divulgação
Região Nordeste
Movimentação no Terminal Portuário São Luís bate recorde
Foram operadas 718,7 mil toneladas, um recorde, segundo a VLI, operadora do terminal
O Terminal Portuário São Luís (TPSL), operado pela VLI no Maranhão, atingiu um recorde histórico de movimentação de cargas em julho, com um total de 718,7 mil toneladas movimentadas. Esse volume superou em 4,35% o registrado no mesmo mês do ano passado, quando foram movimentadas 687,4 mil toneladas. Esse é o maior volume já movimentado em um único mês pelo terminal desde o início das operações da VLI, em 2013.
Localizado no Porto do Itaqui, em São Luís, capital do estado do Maranhão, o TPSL tem se consolidado como um ponto estratégico para o escoamento de granéis como soja e milho. O diretor de operação do Corredor Norte da VLI, Ederson Almeida, afirma que o recorde atingido em julho resulta de um trabalho integrado entre as áreas comerciais, de planejamento e de operações, além do setor de segurança da companhia.
“Trabalhamos continuamente para aumentar o volume transportado. Desta forma, buscamos manter a trajetória de crescimento da VLI no Corredor Norte, contribuindo com a economia da região e com a pauta de exportações brasileira, além do abastecimento interno de fertilizantes”, diz Almeida.
Dentro dos investimentos da VLI na região, está a aquisição de 168 vagões e três locomotivas, que já estão em operação, ampliando a capacidade de transporte de carga dos clientes da companhia.
Projetos
Um dos principais diferenciais da operação em julho foi a utilização de projetos inovadores como o Speed (Sistema de Planejamento de Embarque e Desembarque de Navios). Esse sistema otimiza o planejamento de embarque e desembarque de navios, reduzindo o tempo necessário para essas operações. Antes, um plano de carga envolvendo sete porões exigia 18 trocas de compartimento. Com o Speed, esse número caiu para 12, o que acelerou significativamente o processo.
O gerente-geral de Portos e Terminais Norte da VLI, Douglas Marques, ressalta que, tradicionalmente, o plano de cargas dos navios era de responsabilidade exclusiva dos comandantes das embarcações. “Isso gerava limitações na nossa capacidade de otimização. Com o Speed, a VLI assumiu um papel protagonista, ao planejar embarques e desembarques de forma otimizada, o que não só reduz os custos operacionais, como também aumenta a produtividade na taxa de embarque, garantindo adesão ao volume realizado nos portos”, diz Marques.
Outro ponto destacado por ele é o novo Centro de Controle Operacional (CCO) do TPSL, inaugurado em abril deste ano. É uma sala que integra o monitoramento de todas as operações do porto, equipada com tecnologia de ponta para supervisionar e controlar a movimentação de pessoas e máquinas, além de coordenar frentes de operações e manutenção. O CCO controla a inicialização de equipamentos, além de gerenciar fluxos de comunicação e toda a operação portuária.