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Foto: Luciano Sens/Superintendência do Porto de Itajaí

Região Sul

Nova etapa de dragagem garante 14 m de profundidade no canal externo de Itajaí

Atualizado em: 24 de janeiro de 2024 às 9:45
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Na campanha, a draga de sucção (Hopper) HAM 316 dragou mais de 4 milhões de metros cúbicos

A Superintendência do Porto de Itajaí (SPI) anunciou a conclusão de mais uma etapa nos trabalhos de dragagem de manutenção no canal de acesso ao Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu. Na campanha, de novembro do ano passado até o início de janeiro, a draga de sucção (Hopper) HAM 316 dragou mais de 4 milhões de metros cúbicos.

Com a conclusão da dragagem de manutenção, manteve-se a profundidade de 14 metros no canal de acesso externo de Itajaí, enquanto que o canal interno e áreas das bacias de evolução estão com profundidade de 13,5 metros.

Com a recuperação de profundidades de até 14 metros, e garantindo a segurança de entradas e saídas de navios maiores no complexo portuário, os serviços ainda têm a finalidade de reduzir os impactos de inundações, fazendo com que a grande vazão das águas das chuvas que descem do Alto Vale e Vale do Itajaí (Rio do Sul e Blumenau), possam se dissipar.

No ano passado, ocorreram diversas enxurradas com o registro de seis enchentes nestas regiões, e, que afetaram significativamente o município de Itajaí, trazendo prejuízos aos munícipes.

“A nossa profundidade, estando agora com 13,5 metros no canal interno e áreas de Bacia de Evolução, e, 14 metros no canal externo, garante não só a segurança de navegação, como também a prevenção de enchentes. Se não fosse a dragagem sendo feita no momento que estamos agora, com estas cotas de profundidade, certamente as enchentes teriam sido muito mais severas aqui na região de Itajaí”, destacou o diretor geral de Engenharia, Jucelino dos Santos Sora.

De acordo com o relatório de volumetria disponibilizado pela empresa contratada pelos serviços de manutenção de dragagem, a Van Oord, e, apresentado para a Superintendência do Porto de Itajaí, o relatório informou que o volume total de sedimentos removidos durante a última campanha com a draga, que compreende o período de 16/11/2023 à 10/01/2024, foi 4.002.223m³.

Ainda de acordo com o relatório de volume dragado, foram realizados nesta campanha de dragagem, 605 ciclos (ida e volta), e, com base na densidade na cisterna, cada ciclo apresenta 6.615 metros cúbicos coletados, totalizando um montante removido de 4.002.223m³.

De bandeira do Panamá, a draga HAM 316 foi fabricada na Holanda, construída em 1998, possui tonelagem bruta de 9.865 toneladas, e, comprimento de 128,46 metros por 22 metros de boca (largura). Sua capacidade de armazenamento de carga é de 11.409 quilos.

“Esta última campanha de dragagem superou todas expectativas. Foi uma dragagem que possibilitou, estudos indicam isso, uma intensa vazão do rio Itajaí Açu, minimizando, de forma profunda, brusca, os impactos que as cheias do mês de novembro poderiam causar caso o Rio não estivesse com essa profundidade. Há de se dizer ainda que esses 4 milhões de metros cúbicos dragados, equivalem a 800 mil caçambas cheias”, comentou Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí.

A draga Hooper (HAM 316), do tipo sucção, deverá retornar no final de março ou início de abril para sua última campanha deste contrato. Após seu término de trabalhos em Itajaí, uma nova draga, ainda maior de aproximadamente 18 mil metros cúbicos, será enviada para atuar numa nova campanha.

Segundo a Autoridade Portuária, atualmente, os serviços de dragagem continuam com a draga NJORD, equipamento este que injeta potentes jatos de água no fundo do rio, fazendo com que sedimentos sejam eliminados junto com a correnteza.

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