sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

De acordo com os órgãos responsáveis e a Autoridade Portuária, a largura máxima permitida no complexo portuário de São Francisco do Sul era de 49 metros de boca / Crédito: Divulgação

Região Sul

Portos de São Francisco e Itapoá são autorizados a receber navios maiores

Atualizado em: 15 de dezembro de 2023 às 10:02
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Autorização foi concedida pela Capitania dos Portos local para embarcações com até 51 metros de largura

O complexo portuário de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, foi autorizado para receber embarcações com até 51 metros de largura. Segundo o Governo do Estado, a nova permissão, que vai entrar em vigor nesta semana, vai beneficiar os portos de São Francisco do Sul e Itapoá.

A autorização foi concedida no início de dezembro pela Capitania dos Portos de São Francisco do Sul, após reuniões realizadas junto à Marinha do Brasil, diretorias dos portos e representantes da praticagem local.

De acordo com os órgãos responsáveis e a Autoridade Portuária, a largura máxima permitida no complexo era de 49 metros de boca.

Para o diretor de Operações e Logística do Porto de São Francisco, Pablo Fonseca, a autorização concedida para chegada de navios maiores mostra um papel importante da comunidade em desenvolver as operações portuárias no estado.

“Essa conquista é apenas o começo: após obtermos a autorização para atracações de embarcações desse porte, nosso próximo passo é viabilizar a obra da dragagem de aprofundamento do canal de acesso, colocando o complexo portuário em condições ideais para receber os navios de 366 metros de comprimento”, comentou o executivo.

De acordo com Fonseca, as obras de dragagem no canal de acesso terão investimentos de R$ 290 milhões. A expectativa do Estado e da Autoridade Portuária é que os serviços já se iniciem a partir do ano que vem.

Conforme explicou o diretor do porto de São Francisco, após a realização de cada manobra com navios de 51 metros de largura, serão encaminhados relatórios técnicos à Delegacia da Capitania dos Portos de Santa Catarina, buscando obter a homologação definitiva para esse tipo de operação no complexo portuário.

Compartilhe:
TAGS portos Santa Catarina sul