terça-feira, 26 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

No total, de janeiro até maio, foram 3,3 milhões de toneladas de produtos movimentados, entre contêineres, granéis sólidos e carga geral (Foto: Divulgação)

Região Sudeste

VPorts bate recorde de movimentação de cargas de janeiro a maio

26 de junho de 2024 às 18:45
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Segundo a concessionária, terminais tiveram crescimento de 33% em comparação ao mesmo período do ano passado

A movimentação de cargas pelos terminais administrados da VPorts, concessionária responsável pelos portos de Vitória, Vila Velha e Aracruz, nos primeiros cinco meses de 2024 teve crescimento de 33% em comparação ao volume movimentado no mesmo período do ano passado.

No total, de janeiro até maio, foram 3,3 milhões de toneladas de produtos movimentados, entre contêineres, granéis sólidos e carga geral.

Segundo divulgou a VPorts, os produtos que tiveram maior incremento na movimentação nos primeiros cinco meses do ano foram, respectivamente, automóveis, café, granito, concentrado mineral, carvão e hulha e coque de petróleo.

No segmento de contêineres, o crescimento de janeiro a maio foi de 51% em toneladas e de 60% em número de unidades. Foram 95 mil unidades, representando um volume de 1,38 milhão de toneladas, tendo como destaque o granito e o café.

Já nas cargas gerais o crescimento foi de 73%, totalizando 471 mil toneladas movimentadas. A movimentação de automóveis bateu um novo recorde no Espírito Santos. De janeiro a maio, os portos capixabas receberam 75.372 unidades, registrando um impressionante crescimento de 215% em relação ao mesmo período de 2023.

Com 1.084 toneladas, os granéis sólidos tiveram um aumento de 23%, com ênfase para ferro gusa, fertilizantes e concentrados minerais. Já em relação aos granéis líquidos, 266 mil toneladas de combustível foram movimentadas e a soda cáustica teve um incremento de 14%, totalizando 74 mil toneladas movimentadas.

O diretor-presidente da VPorts, Gustavo Serrão, classificou que os resultados conquistados nos primeiros cinco meses do ano refletem no trabalho feito voltados ao dinamismo, eficiência e flexibilidade estrutural.

“O Espírito Santo tem vocação portuária, mas era latente a necessidade de investir em modernização e infraestrutura, além de tornar as relações comerciais mais ágeis e personalizadas, permitindo atender com eficiência as demandas dos clientes. E é nisso que temos apostado”, comentou.

Compartilhe:
TAGS