A Vports fechou um contrato com a operadora portuária Multilift, com foco na projeção de aumento da movimentação de ferro gusa para os próximos anos no Porto de Vitória. A carga é a quarta mais movimentada no complexo portuário. Foto: Divulgação
Região Sudeste
Vports firma novo contrato e projeta crescimento na movimentação de ferro gusa
Parceria foi fechada com a operadora portuária Multilift
A Vports fechou um contrato com a operadora portuária Multilift, com foco na projeção de aumento da movimentação de ferro gusa para os próximos anos no Porto de Vitória. A carga é a quarta mais movimentada no complexo portuário.
Este é o nono contrato firmado desde que a iniciativa privada assumiu o porto, há dois anos. “É um trabalho que visa fortalecer estrategicamente o Estado, gerando desenvolvimento, emprego, arrecadação e renda”, disse Gustavo Serrão, diretor-presidente da Vports.
Ele informa que, em 2023, 650 mil toneladas de ferro gusa foram movimentadas pelo porto e que há uma expectativa de crescimento e um potencial de atratividade a partir do novo contrato, em um trabalho de parceria com o operador logístico, que, neste caso, é a Multilift. Pelo contrato, um berço será destinado à carga para agilizar as atracações e a movimentação em si.
“Todo o nosso planejamento operacional visa reduzir os custos da operação, reforçando nossa capacidade de atender às demandas crescentes e contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico da região”, cita.
Um trabalho focado na modernização da infraestrutura vem sendo realizado no porto, com investimentos da ordem R$ 150 milhões, que incluem reforma de silos, revitalização de armazéns, recuperação de berços, de estruturas e equipamentos, além de maximizar a utilização das áreas disponíveis e espaços que estavam inutilizados por questões de manutenção ou falta de estrutura.
Para o CEO da Multilift, Rafael Fattorelli, a celebração do novo contrato tem como objetivo construir o ambiente favorável para fomentar novos negócios, trazer dinamismo e ofertar a estrutura portuária capixaba com competitividade para o setor guseiro, que historicamente é um dos principais clientes do Porto de Vitória. “A parceria que estabelecemos abre oportunidades e gera resultado. Esperamos com este novo contrato entregar um serviço com cada vez mais qualidade e confiabilidade a nossos clientes”, afirma.
Neste ano, a Vports também consolidou parcerias estratégicas com a Vale e com a Findes para a requalificação dos armazéns de Vitória. “São parcerias que trazem ganhos para todos os envolvidos e para o Espírito Santo de forma geral. Do ponto de vista de emprego e renda, por exemplo, o incremento na movimentação demanda mais mão de obra, alcançando também números recordes de profissionais alocados no setor”, afirma Serrão.
Segundo ele, em junho, a Vports registrou a maior porcentagem de requisições de mão de obra portuária entre os terminais do Estado do Espírito Santo, sendo responsável por 39% das requisições.