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quinta, 09 de maio de 2024
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Opinião

Editorial

Compromisso ferroviário em Santos

Os investimentos nos acessos aos portos, especialmente no Porto de Santos (SP), o principal do Brasil, são cruciais para garantir a eficiência das operações nos terminais marítimos e impulsionar o comércio exterior e, assim, o desenvolvimento econômico do País. Nesse cenário, a entrega antecipada de obras já iniciadas pela Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), medida prometida pela empresa nessa sexta-feira, dia 26, será um feito a ser comemorado, principalmente pelo impacto positivo que esses investimentos podem ter no cais santista, proporcionando maior capacidade de movimentação de cargas e contribuindo para a otimização do modal ferroviário.

Um dos empreendimentos que serão adiantados é a construção de três linhas férreas para atender o cluster de celulose na margem direita do complexo portuário, medida estratégica que irá facilitar o escoamento desses produtos e aumentar a eficiência das operações de exportação. As atividades de celulose no Porto de Santos têm crescido gradualmente, demandando principalmente uma maior utilização da ferrovia – a commodity já se destaca como uma das principais mercadorias do cais e um dos mais importantes itens do comércio exterior brasileiro. 

A antecipação dessa obra demonstra o compromisso da Fips em promover melhorias significativas na infraestrutura portuária, cumprindo os prazos estabelecidos e impulsionando o desenvolvimento regional.

Tais fatores deixam claro o quanto é essencial que o poder público e as empresas concessionárias continuem investindo em melhorias nos acessos aos portos, garantindo a modernização e a expansão da infraestrutura portuária para acompanhar o crescimento da demanda. Somente assim será possível aproveitar todo o potencial do Porto de Santos e consolidar sua posição como um dos principais complexos marítimos da Nação, impulsionando o desenvolvimento econômico e promovendo o bem-estar da população.

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